OS CANYONS

PRAIA GRANDE - CAPITAL DOS CANYONS

Santa Catarina - Brasil

O município localizado aos pés dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, extremo sul catarinense, encanta seus visitantes com grandes Canyons de rocha basáltica com mais de 700 metros de altura, cobertos por mata atlântica. Paisagens exuberantes que tornam Praia Grande um destino único e sua viagem inesquecível.

Ao contrário do que sugere o nome, Praia Grande não tem mar. Tampouco é uma grande cidade. Fatos curiosos que a fizeram conhecida popular (e ironicamente) como a “cidade das duas mentiras”. 

O nome da cidade vem da primeira impressão que os tropeiros tiveram ao ver o Rio Mampituba com seu grande espraiado de pedras.

O município de Praia Grande teve sua colonização iniciada por volta de 1917, por famílias que se instalaram ladeando o caminho que ligava a serra ao litoral, às margens do maior rio da região, o Mampituba, que divide os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Em 1943, com o rápido progresso, a comunidade foi elevada à categoria de distrito do município de Araranguá. 

Em 21 de junho de 1958, a Lei nº 348 emancipou politicamente o distrito, instalando-se em 19 de julho do mesmo ano o município de Praia Grande.

O município dispõe de uma considerável reserva florestal, sendo parte desta integrante dos Parques Nacionais dos Aparados da Serra e da Serra Geral. O interior do município é repleto de rios e cascatas, e áreas onde animais vivem em estado completamente selvagem.

Os principais rios que cortam a região são o Mampituba e o Malacara. Estes, como os outros de menor porte, apresentam características semelhantes, formados por seixos rolados, com pouca profundidade, águas frias e cristalinas. 

Há muitos outros rios na região, todos vindos do alto da serra e que vêm pacientemente cavando nos últimos 15 milhões de anos as profundezas dos cânions. 

Durante muitas décadas o território dos cânions foi pouco frequentado pelos moradores, apenas por madeireiros e caçadores.

Lá era o “fundão”, o lugar onde a terra acabava e de onde não havia saída. 

Com o tempo, jovens aventureiros descobriram que os cânions não eram o fim da linha, e que sim o começo. Encontraram formas de atravessar gargantas inteiras por dentro, desde Cambará do Sul/RS até Praia Grande/SC, enfrentando rios gelados, descendo cachoeiras de rapel e abrindo caminho pela mata fechada, o que faz da região um dos poucos lugares do Brasil para se praticar o legítimo canyonning.

Esse cenário único rendeu a Praia Grande o título de "Capital Catarinense dos Canyons" e hoje o município compõe a região aspirante a Geoparque da Unesco, o Geoparque Caminhos dos Canions do Sul. 

Despontando como um dos principais destinos turísticos do  Brasil a região atrai amantes da natureza, encantando seu visitantes com paisagens de tirar o fôlego. 

O Hostel não hospeda menores de 18 anos.
Pets não são permitidos.
Share by: